Secretaria de Saúde de Pernambuco esclarece situação dos leitos de Covid-19 em Serra Talhada

A Secretaria Estadual de Saúde informa que o Governo de Pernambuco tem atuado com determinação para qualificar e ampliar a rede de assistência às pessoas suspeitas ou confirmadas para Covid-19 em todo o Estado. Em apenas dois meses, já são 1.323 leitos em atividade, sendo 590 de UTI, em todas as macrorregiões de Saúde do Estado. Importante frisar que a SES tem trabalhado em um plano regionalizado para oferta de vagas, que estão sendo ocupadas de acordo com os encaminhamentos feitos pela Central de Regulação Estadual.

Em relação à Serra Talhada, sob gestão estadual, já há 13 leitos de enfermaria e 1 de estabilização, com suporte de respirador para estabilização dos casos graves, no Hospital Prof. Agamenon Magalhães (Hospam). A unidade também recebeu nesta semana 10 novos respiradores, para ampliar a assistência e, em breve, colocar em funcionamento seus leitos de UTI.

Também já está sendo erguido um Hospital de Campanha na área do Hospital Geral do Sertão – Governador Eduardo Campos. O equipamento, que será exclusivo para pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19, terá 95 leitos, sendo 72 de enfermaria, 22 semi-intensivos e 1 leito para estabilização – estes últimos com suporte de oxigênio e ventilatório. Os pacientes chegarão ao local transferidos de outros serviços, por meio da Central de Regulação Estadual. A expectativa é que a inauguração ocorra até o início de junho. O Estado ainda está trabalhando para abrir leitos de UTI dedicados à Covid-19 no Hospital Geral do Sertão.

A SES reforça que essas são medidas integradas com outras ações do Governo de Pernambuco para prestar assistência à população pernambucana em todo o territórios estadual. No entorno de Serra Talhada, já há leitos disponíveis no Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde (6 leitos de UTI e 8 de enfermaria); Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira (4 leitos de enfermaria) e Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro (25 leitos de enfermaria e 05 de UTI). Todos possuem salas de estabilização com respiradores. Ainda há leitos de enfermaria e UTI em Ouricuri e Petrolina.

Deixe uma resposta