Itapetim entra em alerta após registrar nove casos suspeitos de coronavírus em um dia

Com 9 casos em investigação, 3 confirmados, 1 morte e outra suspeita de ser em razão de contaminação por coronavírus, Itapetim entrou em estado de alerta.

“Infelizmente a previsão é que a situação irá se agravar. Cabe a esta Autoridade Municipal alertar a população do município, que de acordo com a análise técnica do momento, é certo que situação vai se agravar cada vez mais. Os números mostram isso, infelizmente”, disse a prefeitura.

A prefeitura afirmou que tudo leva a crer que Itapetim já está tendo contaminação comunitária, que ocorre por contato entre pessoas residentes no município. “A contaminação comunitária, portanto, é que traz maiores riscos de agravamento da situação na cidade, aumentando o número de pessoas infectadas em pouco espaço de tempo, ou seja, o número de hoje pode ser o dobro em menos de vinte a quatro horas”, ressaltou.

“É bom lembrar a população que para o coronavírus não existe vacina, nem remédio para o tratamento. Atualmente a única medida que resolve e impede a contaminação é o isolamento social, o afastamento entre as pessoas. É evitar o contato entre as pessoas. É ficar em casa. Infelizmente, segundo os dados do Governo do Estado de Pernambuco, Itapetim tem um dos mais baixos índices de isolamento social, ou seja, apenas 37% da população está se conservando em casa. É como se nada tivesse acontecendo”, alertou a prefeitura.

Ainda conforme a prefeitura, para piorar a situação os hospitais de Arcoverde, Garanhuns, Caruaru e Recife não estão mais recebendo pacientes com suspeitas de coronavírus. “Outro problema é que os municípios não estão conseguindo contratar mais profissionais para atuarem nos serviços de saúde, nem mesmos nas grandes cidades”, frisou.

Deixe uma resposta