Inscrições para o Enem 2020 estão abertas até 22 de maio

O período de inscrições para o Enem 2020 teve início nesta segunda-feira (11) e fica aberto até 22 de maio. O procedimento deve ser feito na Página do Participante, no site ou no aplicativo do Enem.

Há duas novidades em 2020. Uma delas é o Enem Digital, que será aplicação de forma experimental para 101 mil inscritos. A outra é a utilização de programas eletrônicos para facilitar a leitura de pessoas com deficiências visuais. Nesta edição, o Enem se integra ao portal de acesso único do governo federal.

A versão digital do Enem é ofertada em todos os estados e no Distrito Federal. Apenas os alunos concluintes ou que já terminaram o ensino médio e não precisam de recurso de acessibilidade poderão se inscrever. Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação e não será possível utilizar equipamento pessoal. 

O Ministério da Educação e o Inep irão garantir a gratuidade da taxa de inscrição para todos os participantes que preencham os requisitos descritos no edital, mesmo que sem o pedido formal. Para quem não faz parte dos perfis para a isenção, o valor da taxa de inscrição permanece R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

A estrutura do exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O Enem impresso será aplicado nos dias 1 e 8 de novembro e a versão digital ocorrerá em 22 e 29 de novembro.

Deixe uma resposta