Primeiro dia da Operação Quarentena conta com ações sanitárias, sociais e de fiscalização

No primeiro dia em vigor do decreto que determina a quarentena nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, o Governo do Pernambuco contemplou essas localidades com ações sociais, sanitárias, de saúde e fiscalização. Estão envolvidos profissionais das Secretarias de Saúde, Defesa Social, Prevenção, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Infraestrutura.

Em parceria com as Prefeituras, a Operação Quarentena distribuiu 4 mil máscaras, 640 kits de higiene e fez a aferição de temperatura em 612 pessoas nos municípios de Camaragibe e São Lourenço da Mata. As equipes ainda fizeram o trabalho de sanitização de ruas, praças e avenidas, utilizando 1.600 litros de produtos destinados a desinfecção de superfícies que possam ter sido contaminadas pelo covid-19. Cerca de 2 mil pessoas nas duas cidades receberam orientações sobre higiene e limpeza, bem como procedimentos durante o período de quarentena.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) se juntou às secretarias municipais de Assistência Social do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata para conscientizar comerciantes informais sobre a importância do isolamento social para o combate ao novo coronavírus. Nos cincos municípios, que iniciam neste sábado (16) medidas mais rígidas de isolamento social, os profissionais fizeram abordagens em supermercados, feiras e pontos de venda que geram aglomerações, informando sobre os cuidados de higiene, a obrigatoriedade da máscara e a necessidade de evitar concentração de pessoas. Buscando contribuir com a redução dos impactos provocados pela paralisação das atividades, o Governo de Pernambuco também iniciou a distribuição de cestas básicas para os comerciantes informais nesses municípios.

A Secretaria de Defesa Social montou 35 pontos de bloqueio e fiscalização, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais nos cinco municípios elencados pelo decreto.  A quarentena nessas cinco cidades estabelece que, até o dia 31 de maio, a população só poderá sair de casa para atividades essenciais, como ir ao supermercado, padaria, farmácia ou para atendimento médico. No caso de o deslocamento ser feito utilizando veículo, será preciso respeitar um rodízio: placas terminadas em número par só podem circular em dias pares. As terminadas em número ímpar, só podem circular em dias ímpares. 

Para os trabalhadores enquadrados nas 38 categorias de serviços essenciais listadas no decreto a circulação será permitida durante a quarentena, obedecendo aos dias de rodízio, com exceção de profissionais de saúde, segurança, bancários, funcionários de supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, empresas de transporte rodoviário e metroviário, além de trabalhadores em vigilância e zeladoria. Esses poderão utilizar veículos próprios sem restrições.

Deixe uma resposta

Next Post

Brasil registra 14,9 mil novos casos e mais 816 mortes por covid-19

dom Maio 17 , 2020
Agência Brasil O Brasil registrou 816 novas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 15.633. Até ontem (15), eram 14.817 mortes notificadas. A letalidade (número de mortes pela quantidade de casos confirmados) da doença no país está em 6,7%. De acordo com o boletim diário do Ministério da Saúde, […]