Pernambuco registrou aumento no número de homicídios em abril

Em abril, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) aumentaram 3,2% em Pernambuco, quando o mês é comparado com o mesmo período do ano passado. Ao todo, 320 mortes violentas foram notificadas no último mês, contra 310 em abril de 2019. Assim, nos quatro primeiros meses de 2020, o Estado soma um total de 1.311 vítimas, número 8,6% maior que as 1.207 do intervalo entre janeiro e abril do ano passado.

“O tráfico de drogas continua sendo a grande motivação dos homicídios, e ainda mais. Em não havendo o pagamento das dívidas de entorpecentes, por meio de roubos e furtos de objetos como os celulares, o preço cobrado é a vida. Estamos enfrentando um cenário de vulnerabilidade social, em que todo o efetivo de segurança está se desdobrando para proteger a população do avanço da Covid-19 e garantir a ordem e a paz social. Já mapeamos essa atuação de grupos criminosos e estamos atacando a raiz do problema para retomar a queda dos CVLIs”, disse o secretário estadual de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Na Região Metropolitana do Recife (exceto a Capital), ocorreram 8,14% a mais de mortes (de 86 em 2019, para 93 este ano). Quando analisada apenas a capital, que somou 50 homicídios no mês passado, o aumento chegou a 31%. No ano passado, haviam sido 38 casos.

Nos municípios que compõem o Agreste e o Sertão houve redução no número de crimes contra a vida em abril. Enquanto no Agreste a queda chegou a 10,13% (caindo de 79 mortes em 2019, para 71, neste ano), o Sertão apresentou retração de 2,86% (35 assassinatos no ano passado, contra 34, em 2020). Já a Zona da Mata manteve os números de CVLI inalterados, com 72 crimes do tipo nos dois anos.

Deixe uma resposta

Next Post

Paulo Câmara enfatiza importância da quarentena para vencer a pandemia

sáb Maio 16 , 2020
O governador Paulo Câmara enfatizou nesta sexta-feira (15) a importância de ampliar o isolamento social em todo o Estado e ressaltou o momento decisivo pelo qual passa a sociedade no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo Estadual pediu o apoio de todos os pernambucanos […]