Governo Federal suspende uso de radares de velocidade em Rodovias Federais

O Governo Federal suspendeu o uso de radares estáticos, móveis e portáteis em rodovias federais até que o Ministério da Infraestrutura conclua a reavaliação da regulamentação dos procedimentos de fiscalização eletrônica de velocidade.

Segundo o despacho presidencial publicado na última quinta (15) no Diário Oficial da União, a determinação é para evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória dos instrumentos e equipamentos medidores de velocidade.

De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, os estudos estão avançados. “Já temos uma nova resolução formatada. A questão dos radares caça-níquel tem que acabar e a gente está realmente priorizando segurança”, disse o gestor, ressaltando que muitos acidentes não ocorrem por excesso de velocidade, mas por monotonia da via, questões geométricas ou falta de manutenção.

Tarcísio ainda informou que o objetivo é que os radares sejam colocados apenas onde é preciso alertar o motorista para diminuir a velocidade, como em transição da área rural para a área urbana, nas proximidades de locais como escolas e em pontos onde são recorrentes acidentes por excesso de velocidade. 

Deixe uma resposta